Uma estratégia de marketing digital é uma parte importante do mix de marketing geral de uma empresa, independentemente de seu tamanho e se ela está ou não fazendo negócios online.
O marketing de pequenas empresas para uma empresa local pode incluir muitos métodos de publicidade local off-line, mas também precisa incluir uma parte saudável das estratégias de marketing digital para maximizar as vendas na economia atual. Uma pequena empresa que está fazendo a maior parte ou todos os seus negócios online precisa adotar uma estratégia de marketing digital que ajude os usuários online a vê-la.
Existem várias áreas principais de marketing online de interesse para uma pequena empresa. Alguns deles são mais importantes para negócios locais off-line, enquanto outros são mais eficazes para aqueles que operam exclusivamente on-line. Muitas empresas atuam em várias áreas de marketing para pequenas empresas na Internet.
Qual estratégia de marketing digital é melhor para minha pequena empresa?
Dê uma olhada em seus clientes e identifique onde eles passam o tempo online. Sua base de clientes digitais pode ser um público diferente daquele que você está acostumado a almejar. Seu orçamento será um fator importante ao decidir quais estratégias de marketing digital seguir.
Não tenha medo de testar alguns métodos diferentes ao decidir qual estratégia de marketing digital é melhor para sua empresa. Dê uma olhada nos resultados para ver quais métodos são mais eficazes com sua base de clientes e verifique se você está obtendo um retorno sobre o investimento (ROI) positivo . Algumas estratégias podem ser difíceis de medir, mas sejam consistentes com seu método de medição – uma sugestão é comparar a receita da empresa durante certos esforços de marketing com a receita gerada durante a execução de outras campanhas de marketing. 1
Você deve revisar seu plano de marketing pelo menos uma vez por ano para ter certeza de que está atualizado e ainda atende às suas necessidades de negócios.
Essa parte do marketing é crítica para uma pequena empresa. Dá-lhe a oportunidade de competir com empresas maiores, sendo mais visível nos resultados do motor de pesquisa. Como as pessoas usam a pesquisa para encontrar produtos online e localmente, é importante que sua empresa tenha uma posição elevada nos resultados de pesquisa para palavras relacionadas ao que você está vendendo. As empresas profissionais de marketing na Internet oferecem esse serviço por meio da otimização do mecanismo de pesquisa (SEO), que pode ajudar seu site a ter uma classificação mais elevada nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa por meio de métodos como:
O marketing baseado em localização inclui otimização de site para resultados de pesquisa, mas também integra a função de mapas de um mecanismo de pesquisa. Isso é especialmente verdadeiro com o Google, onde sua empresa pode ser listada com informações de mapeamento e endereço, dando aos clientes em potencial o que eles precisam para visitar seu estabelecimento. Seu número de telefone e endereço do site também podem ser listados. O atendimento ao cliente frequentemente estará disponível para ajudar alguém a decidir se está interessado em seu produto ou serviço.
Essa estratégia gira em torno de fornecer aos clientes em potencial informações sobre seu produto ou serviço, bem como informações em geral. Todo mundo está tentando vender, mas aqueles que podem informar têm maior probabilidade de obter vendas. As pessoas atribuem um certo nível de especialização a uma empresa, e isso inspira confiança no consumidor.
No passado, o marketing de conteúdo era frequentemente executado por meio de brochuras e guias impressos. Hoje, no entanto, a estratégia se baseia na entrega de artigos e informações valiosos e relevantes no site da sua empresa, que aconselham e atraem clientes em potencial e servem como uma chamada à ação.
Esse tipo de marketing pode ser complicado. Todo mundo fala sobre mídia social, mas a verdade é que pode ser difícil para as empresas integrarem a mídia social em seus negócios. O tipo de mídia usado, bem como a forma como é usado, depende do tipo de negócio que você tem. Para algumas empresas, estar em contato com seus clientes e dar-lhes as últimas notícias pode ser um elemento importante para o sucesso.
Outras empresas, como um restaurante local, obtiveram sucesso usando a mídia social , permitindo que os clientes conheçam as últimas ofertas especiais e novos acréscimos ao menu. O aspecto mais importante da mídia social é usá-la para fortalecer sua base de clientes para alcançar vendas repetidas.
Tentar se espalhar por uma ampla rede de plataformas de mídia social pode ser difícil para proprietários de pequenas empresas com recursos limitados. Em vez disso, descubra quais canais on-line são mais adequados para sua empresa e os clientes que você está tentando alcançar. Você está almejando clientes profissionais? O LinkedIn pode ser sua ferramenta ideal. O seu marketing tem um aspecto visual forte? O Instagram pode ser a melhor opção para o seu negócio.
O marketing de mídia social trata de desenvolver um relacionamento com seus clientes – não apenas de vender constantemente para eles. Use a plataforma para ouvir e interagir com sua clientela online.
Essa forma de marketing pode ser crucial para o sucesso online ou offline de uma pequena empresa. Essencialmente, o marketing por email promove produtos e serviços eletronicamente – por meio de boletins, atualizações, promoções ou mensagens gerais – e depende da construção de uma lista de clientes existentes e potenciais. Essa lista de nomes e e-mails consiste em pessoas que estão interessadas em seu negócio, e você sabe que isso é verdade porque elas mesmas optaram por essa lista.
Talvez eles tenham recebido ofertas de atualizações futuras sobre produtos, bem como cupons para se inscreverem. Conforme essa lista cresce, ela se torna mais valiosa. Muitos profissionais de marketing consideram isso uma estratégia de marketing de longo prazo para pequenas empresas muito importante.
A experiência do consumidor hoje em dia é amplamente orientada por meio de um dispositivo móvel – esteja ele pesquisando o produto ou a empresa, fazendo uma comparação de preços ou realmente comprando um produto.
O marketing móvel visa atingir os clientes por meio de seus smartphones ou tablets, usando meios como mensagens de texto, mídia social, site, e-mail e aplicativos. As empresas podem tirar proveito da tecnologia que pode atingir a clientela com base no horário ou local, como enviar aos clientes um código de desconto quando eles entram em uma loja.
Certifique-se de que sua presença online e estratégia de marketing digital sejam compatíveis com dispositivos móveis, já que os consumidores passam cada vez mais tempo nos telefones.
O marketing de pagamento por clique (PPC) executa anúncios online em que a empresa só paga se o anúncio for clicado. Existem muitos tipos diferentes de anúncios online, incluindo aqueles apresentados na parte superior e nas laterais de uma pesquisa, promoções que são veiculadas antes dos vídeos ou anúncios que aparecem em aplicativos móveis ou durante a navegação online.
Alguns benefícios do marketing PPC são que a empresa paga apenas pelos resultados e que os anúncios podem ser direcionados a uma localização geográfica específica.
O custo do marketing de PPC pode variar significativamente dependendo de quanto a empresa está disposta a investir em publicidade. O preço é baseado principalmente na competição de palavras-chave – palavras-chave populares que têm alta competição custarão mais.
Muitas estratégias de marketing online são terceirizadas, porque a menos que você tenha tempo para se dedicar, é difícil permanecer nas múltiplas mudanças que acontecem quando se trata de estratégia. Com marketing de conteúdo e e-mail, você pode fazer muito disso sozinho, mas nunca é demais pedir conselhos de especialistas sobre estratégia para ajudá-lo a começar.
Se você tem uma pequena empresa, precisa levar em consideração as áreas de marketing digital acima. Formule um plano e combine-o com seus outros esforços de marketing. Algumas dessas áreas de marketing serão mais importantes e eficazes, dependendo do seu negócio. Você pode ter profissionais para ajudá-lo ou terceirizar se não tiver mão de obra para lidar com as obrigações de marketing internamente.