Muitos proprietários de pequenas empresas de sucesso buscam continuamente expandir sua base de clientes e expandir seus negócios. O crescimento dos negócios pode ser um processo difícil e de longo prazo. Um dos elementos fundamentais do crescimento de uma empresa é ter acesso a um fluxo constante de leads de vendas. Um lead é uma pessoa, ou negócio, se você tiver uma empresa que vende para outras empresas (B2B), que tem interesse nos produtos ou serviços que você está vendendo.
Aqui estão algumas dicas para criar um sistema que o ajudará a identificar leads de vendas em sua pequena empresa e – com o foco e esforço certos – transformá-los em clientes.
A primeira etapa da geração de leads é identificar seu público-alvo. Você não pode alcançar e vender com sucesso para seu cliente ideal se você não souber exatamente quem é. Portanto, é importante pesquisar seu público e ter uma imagem clara de quem eles são, onde vivem, o que gostam de fazer, quanto dinheiro eles ganham, como são seu estilo de vida e personalidade, etc.
Se ainda não tiver um, você também deve criar um plano de marketing abrangente como parte desta etapa.
Para gerar leads, você precisa de um plano promocional que mostre seus produtos e serviços aos membros de seu público-alvo. Existem várias maneiras de promover sua empresa e, novamente, você desejará usar seu plano de marketing para identificar os métodos mais eficazes para sua empresa.
Algumas ideias de marketing incluem um site informativo, um blog, mídia social , palestras, eventos do setor, referências de clientes atuais, publicidade paga por clique (PPC) e publicidade tradicional.
Depois de saber quem você está almejando e determinar a melhor forma de alcançá-los, você precisa ter um plano para coletar informações de contato. A primeira parte do processo envolve direcionar todos os clientes em potencial para um formulário padrão ou página de destino que os incentive a compartilhar suas informações de contato, geralmente em troca de um presente gratuito, um cupom, uma amostra ou algum outro incentivo de valor agregado.
Nesse ponto, é vital ter um banco de dados de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) que o ajudará a controlar os clientes potenciais durante o processo.
Agora que você está em contato com os clientes em potencial, é hora de cultivar esses relacionamentos para que possa levá-los do estágio de liderança até uma venda (e eventualmente uma venda repetida!). Uma das melhores maneiras de criar uma comunicação consistente com seus clientes em potencial é por meio de um boletim informativo por e-mail.
Enquanto estiver planejando seu plano de marketing por e-mail , certifique-se de estar ciente e seguir os regulamentos que fazem parte da Lei CAN-SPAM .
A mídia social oferece uma série de oportunidades para que as pequenas empresas conversem com clientes em potencial e gerem novos leads. Você pode criar uma página do Facebook, perfil do Twitter, página da empresa no LinkedIn, conta do Pinterest ou um canal do YouTube para atrair e envolver seu público e, em seguida, canalizá-lo por meio de seu processo para se tornarem leads.
Além disso, depois de ter leads no sistema, você pode usar a mídia social para falar com eles e descobrir mais sobre o que precisam e desejam. Quanto mais pontos de contato positivos um cliente tiver com sua empresa ao longo do tempo, maior será a probabilidade de ele confiar em sua marca e, eventualmente, comprar de você.
A geração de leads deve ser pensada como um processo contínuo e de longo prazo. Se você implementar um sistema eficiente usando as dicas de leads de vendas acima, poderá agilizar o processo de geração de leads e aumentar suas oportunidades de crescimento de negócios.