Se você falha em planejar, você planeja falhar. Não prejudique o seu negócio doméstico por não tomar as medidas necessárias para criar um plano de negócios.
Um plano de negócios é um projeto escrito para o seu negócio em casa. Planos de negócios são essenciais para obter um empréstimo comercial, mas mesmo se você não precisar de financiamento externo, eles são uma ferramenta valiosa para ajudá-lo a definir metas em seu negócio doméstico , entender o que você precisa fazer e antecipar o crescimento futuro.
Planos de negócios formais : esses planos são documentos detalhados, geralmente preparados com o objetivo principal de obter financiamento externo para os negócios.
Planos de negócios informais : Esses planos são usados principalmente pelo proprietário da empresa como um roteiro para o sucesso. Pode ser tão informal como notas manuscritas ou um plano digitado um pouco mais abrangente.
Sejam formais ou informais, quando devidamente escritos e mantidos, os planos de negócios fornecem um meio para ajudá-lo a manter o foco nas tarefas que criam um negócio doméstico lucrativo.
Se você pretende obter financiamento externo para o seu negócio, precisará de um plano de negócios formal.
No entanto, mesmo se você estiver começando pequeno ou tiver seus próprios recursos para financiar seu negócio, um plano de negócios não é necessário, mas pode aumentar muito as chances de sucesso de seu negócio em casa.
Pesquisas estima que até 30% de todas as pequenas empresas falham nos primeiros dois anos. Essas estatísticas podem ser muito assustadoras. Afinal, por que você desejaria gastar tempo e esforço, além de arriscar seu próprio dinheiro, quando há apenas uma chance em dez de sua empresa sobreviver?
Existem vários motivos pelos quais pequenas empresas e empresas domésticas falham, mas o planejamento adequado pode ajudar a superá-los. Um plano de negócios pode ajudá-lo a:
A resposta a esta pergunta depende de dois fatores principais.
O Plano de Negócios é para Uso Interno ou Uso Externo?
Se não estiver usando o plano de negócios para obter um empréstimo ou encontrar investidores, você mesmo pode escrevê-lo. Se você está tentando obter financiamento externo, os profissionais que escrevem planos de negócios para ganhar a vida trazem muito para a mesa, mesmo que você apenas obtenha ajuda externa para revisar o plano e garantir que suas bases sejam devidamente abordadas no documento. Além disso, os planos de negócios precisam ser editados e revisados quanto à gramática e à boa estrutura das frases. Planos de negócios bem elaborados aumentam as chances de obter o financiamento externo necessário.
Como são suas habilidades de escrita?
Se você for um bom escritor, provavelmente poderá escrever um plano de negócios sozinho, pelo menos com alguma ajuda. Software e amostras estão disponíveis para ajudar a preparar planos de negócios. Além disso, o SBA é um excelente recurso para orientá-lo durante o processo. Se ainda não o fez, você vai querer participar do Workshop online de Desenvolvimento de um Plano de Negócios para começar. Embora você possa aprender facilmente como redigir um plano de negócios sozinho, ainda se beneficiará se outra pessoa ler seu plano e ainda poderá precisar de assistência externa, como um contador para criar seus documentos financeiros e / ou uma empresa de pesquisa de mercado para desenvolver estatísticas sobre seus mercados.
Independentemente de você decidir contratar alguém que redija planos de negócios, faça você mesmo ou use um software, você ainda precisa ter um papel ativo no processo. Quem escreve seu plano precisa de informações precisas para cada seção do documento e de uma compreensão clara do seu negócio.
A coleta de informações também é um grande benefício para você, pois ajuda a entender seu negócio e o que você precisa fazer para ter sucesso, além de fornecer uma imagem mais clara de seus concorrentes e de seu mercado.
Se o objetivo do plano de negócios for principalmente para seu próprio uso, você pode seguir um esboço simples do plano de negócios para casa. Embora as diretrizes gerais estejam disponíveis, se o plano estiver sendo escrito principalmente para garantir financiamento externo, como um empréstimo para uma pequena empresa, não é ruim ideia de ver com antecedência se a instituição financeira tem requisitos específicos que gostaria de ver em seus pedidos de empréstimo e planos de negócios. O esboço básico do plano de negócios inclui:
Resumo executivo – uma visão geral de alto nível do documento que é colocado primeiro no documento finalizado, mas que precisa ser escrito por último.
Descrição da empresa – Um histórico e uma descrição da sua empresa.
Produtos ou serviços – informações sobre os produtos ou serviços que você planeja oferecer e como eles se comparam aos produtos ou serviços de seus concorrentes.
Análise de mercado – uma descrição de seu mercado, seu nicho e a demanda por seu produto ou serviço (apoiado por documentação). A porcentagem de participação de mercado que você prevê e as conclusões de quaisquer dados de pesquisa de marketing.
Estratégias de marketing e vendas – como você promoverá seu negócio, como levará seu produto ou serviço aos clientes, os custos de distribuição e promoção e como medirá a eficácia dos métodos que planeja usar.
Organização e Gestão – A estrutura legal de seu negócio ( sociedade unipessoal , LLC , C corporação , S corporação , etc.), que os seus jogadores-chave são, quem é responsável por quê e quanto eles vão custar o seu negócio.
Dados financeiros – seu balanço , uma análise de equilíbrio, uma demonstração de resultados e uma demonstração de fluxos de caixa . Você desejará incluir demonstrações financeiras históricas e declarações financeiras prospectivas.
Solicitação de financiamento – esta é a seção em que você solicitará financiamento para o negócio. Se você não está buscando fundos externos no momento, pode deixar esta seção de fora.
Apêndice – Contém informações de suporte, como currículos, detalhes de descobertas de pesquisas de mercado , estimativas e todas as outras documentações necessárias para apoiar o que está contido no corpo do plano de negócios.
Depois de preencher as informações acima, você precisará usar seu plano de negócios para organizar suas tarefas diárias e tomar decisões sobre seu negócio. Observe que seu plano de negócios não é um documento estático gravado em pedra. Conforme você constrói seu negócio, pode descobrir que precisa fazer ajustes ou mudanças dependendo do mercado, sua capacidade de atingir seus objetivos e as tendências de mudança no mercado. Como resultado, não custa revisar e revisar, se necessário, seu plano de negócios a cada seis meses ou mais.
Manter seu plano de negócios atualizado oferece alguns benefícios importantes, como:
Se você precisar solicitar financiamento adicional por meio de programas de empréstimo da SBA ou de outras fontes de financiamento privado, informações atualizadas já estarão disponíveis.
Quando chegar a hora de enviar planos de negócios atualizados, você economizará tempo e dinheiro.
Ajuda a manter o foco nos elementos importantes do seu negócio e a evitar ficar atolado no trabalho ou em objetos brilhantes.
Ele pode ajudá-lo a identificar as áreas que você precisa melhorar ou pode expandir.