Perdendo apenas para a criação de um produto ou serviço estelar, o marketing é uma parte crucial do sucesso do negócio doméstico. Sem marketing, as pessoas não podem aprender sobre sua empresa para comprar de você. Sem clientes ou clientes, você não tem um negócio.
Um plano de marketing é um documento comercial que descreve sua estratégia e táticas de marketing . Geralmente, concentra-se em um período específico (ou seja, nos próximos 12 meses) e cobre uma variedade de detalhes relacionados ao marketing, como custos, metas e etapas de ação.
Mas, como seu plano de negócios , um plano de marketing não é um documento estático. Ele precisa mudar e evoluir à medida que sua empresa cresce e que novas tendências de marketing se desenvolvem. Especialmente no mundo em constante mudança de hoje, você precisa se manter atualizado sobre as melhores maneiras de alcançar e engajar seu mercado.
Muitos proprietários de empresas criam um plano de marketing e depois o deixam de lado. No entanto, seu plano de marketing é um roteiro que fornece a direção para alcançar seus objetivos de negócios. Ele precisa ser consultado e avaliado para resultados com frequência.
Embora alguns proprietários de pequenas empresas incluam seu plano de marketing como parte do plano geral de negócios, como o marketing é crucial para o sucesso, recomenda-se ter um plano de marketing abrangente e detalhado. Se não quiser fazer um miniplano como parte de seu plano de negócios, você pode anexar seu plano de marketing completo ao plano de negócios como um apêndice do plano de negócios.
A importância de um plano de marketing detalhado não pode ser exagerada. Um plano de marketing:
Dá clareza sobre quem é o seu mercado. É mais fácil encontrar clientes e clientes se você souber quem eles são.
Ajuda a criar mensagens de marketing que gerarão resultados. O marketing é saber o que seu produto ou serviço pode fazer para ajudar um mercado-alvo. Suas mensagens de marketing precisam falar diretamente com o seu mercado.
Fornece foco e direção. Suas opções de marketing são vastas, incluindo e-mail, mídia social, publicidade, guest blogging, mala direta, publicidade e assim por diante. Com tantas opções de marketing, você precisa de um plano para determinar o melhor curso de ação para sua empresa.
Um plano de marketing típico de uma pequena empresa cobre muitos elementos, incluindo uma descrição dos concorrentes, a demanda pelo produto ou serviço que você oferece e os pontos fortes e fracos do ponto de vista do mercado da empresa e de seus concorrentes.
Um plano de marketing é uma ferramenta que você precisa usar diariamente para ajudá-lo a atingir seu mercado e suas metas de lucro. Ao fazer seu plano de marketing, concentre-se no que você precisa para entender e alcançar seu mercado. Os princípios básicos incluem:
1. Detalhes sobre a situação atual de sua empresa. Qual é o seu produto ou serviço? O que está funcionando e quais desafios você está enfrentando para gerar novos clientes e clientes? Que problemas você pode encontrar no próximo ano, como uma mudança (quando você não pode trabalhar) ou novas leis que podem afetar a forma como você faz negócios?
2. Quem é o seu mercado-alvo? Quem é o comprador mais provável do que você está oferecendo? A resposta nunca deve ser “todos”, mesmo que todos possam se beneficiar de seu produto ou serviço.
Para ajudá-lo a definir seu mercado, determine como seu produto ou serviço ajuda as pessoas e, em seguida, descubra as pessoas que precisam dessa solução. Você pode ter vários grupos dentro de seu mercado-alvo, muitas vezes referido como segmentação de mercado (especializado em nichos de mercado ou grupos específicos). Por exemplo, se sua empresa ajuda pessoas com perda de peso, seus mercados-alvo podem ser mães que desejam perder peso para bebês e baby boomers que desejam melhorar sua saúde.
Conhecer o seu mercado e suas necessidades o ajuda a criar mensagens específicas do mercado e colocá-las onde possam ser vistas para maior eficácia. Por exemplo, é mais provável que uma mãe responda ao seu anúncio de perda de peso se for em um local orientado para mães (blog para mães) e fale diretamente com ela (Perca o peso do seu bebê!).
3. Quais são seus objetivos para o período de tempo do plano? Seja específico em seus objetivos, como aumentar a lista de e-mails em um valor x no próximo ano ou encontrar x número de novos clientes. É importante que você possa medir a eficácia de seu plano de marketing por ter uma meta quantificável.
Dependendo do seu negócio, medir a eficácia do marketing pode ser difícil. Por exemplo, se você tem itens à venda na Amazon, pode ser difícil saber se sua mídia social ou marketing por e-mail está gerando mais vendas. Mas você pode medir quantas pessoas estão respondendo (clique) a partir dessas opções.
4. Que táticas de marketing você usará para atingir seu mercado e seus objetivos? Deixe que seu mercado-alvo seja o seu guia para decidir quais estratégias de marketing você usará. Onde está o seu ponto de encontro do mercado? Como você pode incentivá-los a conferir sua empresa? Por exemplo, se o seu mercado passa muito tempo no Facebook, você pode considerar ter uma página ou grupo de fãs no Facebook , ou talvez investir em publicidade no Facebook. Se você tem uma empresa de serviços que atende outras empresas, talvez queira escrever um artigo para um boletim informativo ou revista voltada para o mesmo setor de negócios.
5. Quanto vai custar? É aqui que você faz um orçamento para seu plano de marketing. Existem muitas estratégias de marketing gratuito, embora exijam tempo, que é uma espécie de despesa. Você fará festas em casa ou consultoria individual e, em caso afirmativo, qual será o custo da viagem, envio de convites, compra de materiais de apoio, etc? Você pagará por publicidade ou por um serviço de lista de mala direta? De todos os lugares para gastar dinheiro no seu negócio doméstico, o marketing é a prioridade, contanto que você gaste com sabedoria e obtenha um retorno do seu investimento .
6. Como você executará seu plano de marketing? O planejamento é bastante fácil. Executar um plano é mais um desafio. Como você se encaixará em suas estratégias de marketing em suas atividades comerciais regulares?
Se você estiver fazendo mídia social, usará uma ferramenta de gerenciamento de mídia social ou contratará um gerente de mídia social ? Você vai escrever um blog ou criar conteúdo para compartilhar em outros sites, como o marketing de artigos? Em caso afirmativo, com que frequência você postará ou entregará conteúdo?
Você precisa fazer algo todos os dias para colocar sua empresa na frente do mercado. É mais provável que você faça isso se tiver um plano e encaixá-lo em sua programação diária.
Como um plano de negócios, um plano de marketing é um documento vivo que respira. Analisar seus resultados e ajustar ou alterar suas estratégias de marketing é uma tarefa importante para manter seu plano de marketing atualizado e fazer com que cumpra seu propósito de ajudar a alcançar seus objetivos de negócios.
Muitos fatores podem impactar seus resultados e escolhas de marketing, incluindo condições de mercado, demanda por seu produto ou serviço, questões de preços e novos métodos de marketing (ou seja, uma nova plataforma de mídia social). É importante que você esteja ciente de tudo isso e ajuste seu plano de marketing de acordo.
O estudo de seus dados, como análises de sites , números de vendas e tendências, fornecerá dicas sobre o que está funcionando e o que não está.